ORDEM DE SANTA EULÁLIA
ENGLISH | GOVERNO CENTRAL
MUI ANTIGA E NOBRE ORDEM DINÁSTICA DE SANTA EULÁLIA DE FORNOS
FUNDADA EM 1643
SÍTIO OFICIAL DA
PEREGRINAÇÃO MARIANA
A Chancelaria Brasileira da Ordem de Santa Eulália vai realizar este ano pela primeira vez, para os seus irmãos Brasileiros, uma peregrinação a Sete Santuários Marianos localizados no território continental de Portugal (Europa) cuja devoção e santidade se perdem nos tempos. Esta peregrinação insere-se no âmbito do Ano da Fé, promulgado por Sua Santidade o Papa Bento XVI para o próximo ano pastoral, que se inicia em Outubro de 2012 e dando seguimento ao disposto por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Jorge Ortiga, que o próximo quinquénio pastoral se centrasse na temática da fé, «para que ela seja melhor professada, celebrada, vivida, anunciada e contemplada, à imagem de Maria, no intuito de redescobrirmos a nossa identidade cristã».
» BRASIL » SETE SANTUÁRIOS
BRASIL
chancelaria@brasil.ordemdesantaeulalia.org
CONSULTE TAMBÉM A NOSSA PÁGINA
NO FACEBOOK:

CHANCELARIA BRASILEIRA
Share
Facebook
NOSSA SENHORA DO SAMEIRO
Santuário do Sameiro é um Santuário Mariano localizado em Braga, cuja construção se iniciou a 14 de Julho de 1863. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Padre Martinho António Pereira da Silva, natural de Semelhe, que em 1871 fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Este santuário é o centro de maior devoção Mariana em Portugal, depois de Fátima. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus. O Santuário recebeu a visita de vários Santos Padres durante o séc. XX.
NOSSA SENHORA DO ALÍVIO
A existência do 
Santuário do Alívio, situado em Soutelo, Vila Verde, deve-se à devoção do Padre Francisco Leite Fragoas e foi construído depois deste ter sido salvo de uma grave doença. O edifício é do séc. XIX, em estilo neo-gótico, de uma só nave, mas de grande beleza. O lugar do Santuário porém, já era lugar de romagem e de peregrinação desde longa data, em especial pelos Brasileiros e Luso-descendentes. Na capela podem encontrar-se diversos ex-votos e doações feitas ao longo dos séculos. Ressalta um conjunto de jibóias gigantes, oferecidas por um Brasileiro em 1808. Todos os anos se realiza uma grande peregrinação com milhares de participantes que é habitualmente presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz. Muitos peregrinos vêem a este Santuário pedir (ou agradecer) a libertação (alívio) de males ou perseguições.
NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO
O Santuário está intimamente ligado à vida de um frade ermitão franciscano, de nome João da Cruz, que no dia 1 de Agosto de 1644 lançou a primeira pedra. Este viria a ser construido ao redor de dois grandes penedos onde já anteriormente se desenvolvia o culto que remonta pelo menos ao séc. XVI. Formam entre eles uma cavidade que funciona como uma espécie de capela natural
. Foi aí que se celebrou missa pela primeira vez a 10 de Agosto de 1644. O culto de Nossa Senhora do Bom Despacho, hoje venerada como Padroeira do Bom Parto e da Boa Morte, foi em tempos um culto de homens de Estado e Funcionários Públicos, em especial militares. Foram inúmeros os Generais que por lá passaram ao longo dos séculos. Em 1997 o Senhor Duque de Bragança rezou lá para agradecer o bom parto da Senhora Maria Francisca, sua segunda filha. Celebra-se todos os anos uma missa ao nascer do sol, no dia 25 de Dezembro, que continua a atrair multidões. É um lugar tocante e de grande profundidade espiritual.
NOSSA SENHORA DA PENHA
Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, é um símbolo de fé e farol de espiritualidade, situado numa colina sobranceira à cidade de Guimarães, berço da Nacionalidade Portuguesa. A Igreja de arquitectura «deco», da autoria do Arq. Marques da Silva, foi toda construída em granito da região para melhor se enquadrar na envolvente montanhosa. Embora o edifício seja de 1930, o culto remonta a 1701, quando um frade ermitão de nome Guilherme, oriundo de Itália, colocou uma imagem de Nossa Senhora entre os penedos. Depois da sua morte o lugar foi ocupado pelos monges carmelitas e passou a designar-se por Senhora do Carmo da Penha. Desde a morte do frade Guilherme que o povo passou a visitar o lugar com grande devoção. Em 1873, o Santo Padre Pio IX, concedeu indulgência plena e remissão de todos os pecados aos fieis devotos que realizassem a peregrinação.
NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios começou a ser construído em 1750, mas só foi completado em 1905, ocupando grande parte do monte onde, desde o séc. XIV, existia uma capela dedicada a Santo Estêvão. Com o passar dos anos o Santuário ganhou uma grande reputação de cura para doenças e enfermidades várias, passando a ser conhecido como Nossa Senhora dos Remédios. Reúne ainda hoje grandes multidões de peregrinos em Setembro, altura das Festas da cidade de Lamego. Tem a particularidade de ter os altares laterais dedicados aos pais da Virgem, podendo-se assim dizer que é um local de culto da família Mariana. A imagem venerada é uma versão romântica da Nossa Senhora do Leite (alimentando o Menino Jesus).
NOSSA SENHORA DA LAPA
Santuário de Nossa Senhora da Lapa já foi em tempos o Santuário Mariano mais importante de Portugal e juntamente com Santiago de Compostela foi um dos mais importantes da Península Ibérica. Foi administrado pela Companhia de Jesus até à sua expulsão de Portugal pelo Marquês do Pombal. Foram também eles que construíram a actual Igreja no séc. XVII. A capela original era de 1498 e é a origem do todo o culto de Nossa Senhora da Lapa. O Santuário conserva ainda no seu interior o penedo original (a lapa) com a imagem de Nossa Senhora. Os peregrinos esforçam-se por passar pela estreita passagem do penedo como forma de purificação. Alguns dizem tratar-se mesmo de um segundo nascimento. É um lugar de grande devoção e mistério com reputação de milagreiro.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A 13 de Maio de 1917, três pastorinhos de 10, 9 e 7 anos, andavam a pastar as suas ovelhas quando avistaram uma «Senhora mais brilhante que o sol» que lhes falou.
Era o início do conjunto de aparições mais importantes da história da cristandade. Durante sete mezes, sempre aos dias 13, a Senhora apareceu. Das muitas mensagens de Fátima sobressai a mais importante: rezar e fazer penitência pela Paz e pela conversão das Almas. O Santuário de Fátima é hoje, antes mesmo de completar um século de existência, o Santuário Mariano mais importante do Mundo. A sua continuada história de milagres e graças divinas não carece de apresentação. Fátima colocou a Mãe de Deus no centro dos acontecimentos políticos do séc. XX. As numerosas visitas papais e o atentado contra o Santo Padre em Roma só vieram completar o ciclo iniciado em 1917. A bala que foi retirada do Beato João Paulo II encontra-se na coroa da imagem de Nossa Senhora em exibição permanente na Capela das Aparições.
SETE CIDADES QUE VAI FICAR A CONHECER
Para além dos Sete Santuários Marianos, ficará também a conhecer Sete Cidades Históricas de Portugal: Braga, com dois mil anos de existência, Guimarães que foi a primeira capital de Portugal no séc. XII, Viana do Castelo antigo porto e a Rainha do Minho, Ponte de Lima onde os generais romanos acreditavam ser o fim do mundo, Lamego, a Roma das Beiras, Leiria, cidade medieval de príncipes e poetas, e Coimbra, a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo.
Existem também outros programas disponíveis para grupos superiores a 20 pessoas.
BRAGA
GUIMARÃES
VIANA DO CASTELO
PONTE DE LIMA
LAMEGO
LEIRIA
COIMBRA
500 EUROS
Alojamento nos luxuosos Hotéis do Santuário do Bom Jesus (****), em quarto duplo, com Pensão Completa. Ambiente muito seleccionado. Todos os quartos estão equipados com banheiro completo, secador de cabelo, ar condicionado, mini-bar, telefone directo, televisor LCD com ligação satélite. Pode usufruir de Serviço de Quartos 24 horas, Internet Wireless grátis, salões de convívio com ténis de mesa, bilhar, mesas de jogo, lareiras e televisão, e ainda de acesso gratuito ao Ginásio Cardio-Fitness e Spa do complexo com sauna, jacuzzi, banho turco, cascata e piscina aquecida. Inclui um desconto de 10% em todos os tratamentos do Spa. Os hotéis situam-se numa zona privilegiada com vistas sobre a cidade de Braga, jardins, floresta, lago com barcos, aluguer de cavalos e muitas atracções religiosas.
PRIMEIRO DIA
Chegada ao Aeroporto do Porto
Recepção e Boas Vindas
Check in no Hotel
Missa e Bênção no Santuário do Bom Jesus do Monte


SEGUNDO DIA
Visita à Cidade de Braga
Visita ao Santuário do Sameiro


TERCEIRO DIA
Visita ao Santuário do Alívio
Visita ao Santuário do Bom Despacho
Visita a Ponte de Lima
Visita a Viana do Castelo


QUARTO DIA
Visita à Cidade de Guimarães
Visita ao Santuário da Penha


QUINTO DIA
Visita à Cidade de Lamego
Visita ao Santuário dos Remédios

Visita ao Santuário da Lapa

SEXTO DIA
Visita à Cidade de Coimbra
Visita à Cidade de Leiria
Visita ao Santuário de Fátima, Missa e Bênção

SÉTIMO DIA
Check out e Despedida
Partida para o Aeroporto do Porto
PROGRAMA SETE SANTUÁRIOS
(*) PROGRAMA BASE PARA GRUPOS DE 20-50 PESSOAS COM PENSÃO COMPLETA
PENSÃO COMPLETA
Pequeno Almoço Buffet
Almoço (3 pratos)
Lanche (Coffee Break)
Jantar (3 pratos)

REFEIÇÃO 3 PRATOS
Sopa / Entrada
Prato de Peixe / Carne
Sobremesa

Bebidas: Água Mineral e Vinho Reserva do Hotel
(*) O preço não inclui as viagens de avião.
INSCREVA-SE HOJE MESMO!

FAX: + (351) 253 618125
EMAIL:
sete_santuarios@ordemdesantaeulalia.org